quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Terminada a Olimpíada

Terminada a Olimpíada, o maior evento esportivo do mundo, refletiu com exatidão a realidade do Brasil, a qual não foi poupada em alguns canais, sobre o tema de “Síndrome de Vira Lata” e de “amarelar”.
Estas afirmações são dignas de quem nunca foi esportista e teve algum sonho olímpico na vida e se esconde atrás de uma redação de jornal ou televisão. O que vimos em Beijing é o descaso do governo com as políticas esportivas do país, pela falta absoluta de apoio ao esporte. Um país continental como o Brasil, não reflete a sua realidade.
O grande HEROI sem medalha foi o nosso amigo José Roberto, intimamente ligado ao cavalo PSL, inclusive tendo sido ele o responsável pelo treinamento do cavalo Oceano do Top desde os primeiros passos em picadeiros de competição. A ele rendo as minhas mais sinceras homenagens.
Outro ponto, este negativo é a intenção do Brasil de sediar uma Olimpíada, gastando por conta dinheiro que deveria estar sendo investido na formação de um Instituto de Tecnologia Esportiva, como muito bem podemos ver em Beijing, com diversos departamento, inclusive de psicologia esportiva, tão importante para as vitórias chinesas nestes jogos e na preparação de seus atletas para confrontos dentro de “casa”. Sabemos que este tipo de iniciativa, principalmente no Estado do Rio de Janeiro é uma forma de desviar recursos do Estado, beneficiando as construtoras e indiretamente deputados e políticos. Verificamos isso no Pan do Rio, aonde até hoje as contas nunca ficaram claras, tendo sido montada uma CPI e a mesma ter evaporado no espaço. Espero francamente que acabe de vez o futebol nas olimpíadas, para que as outras modalidades tenham alguma visibilidade.
Quanto ao nosso hipismo, a luta continua pela POPULARIZAÇÂO do esporte.
O Salto de Obstáculos, está para o Hipismo, como o futebol está para as Olimpíadas. Temos de dedicar a atenção com mais intensidade ao Adestramento e Concurso Completo de Equitação, aonde pouco falta para chegarmos ao primeiro escalão do esporte.
Hoje percebemos que não existe nenhum segredo ...Luíza pode muito bem tornar-se uma Isabel Wert, Roger, nos seus vinte a tantos anos, assim como Elias Marinho, Leandro entre outros, têm categoria para serem um dos melhores cavaleiros da modalidade no mundo, dependendo exclusivamente e unicamente das máquinas que os investidores, empresários e criadores colocarem ao seu dispor.
Vejamos um exemplo nacional:
Relâmpago do Retiro (melhor cavalos PSL do mundo). Ele nasceu no Vila do Retiro. Até 2005, poucos dentro do Haras sabia de seu potencial, tanto que das duas vezes que o mesmo foi para exposições internacionais amargou derrotas homéricas, não passando da sexta colocação na categoria. Sua única irmã própria, foi comprada como descarte Que Linda do Retiro e hoje reside na Califórnia (animal comercializado por minha pessoa). Ainda no Brasil recomprei um filho dela ao pé por 10 mil dólares Arcos HM, hoje garanhão com louvor. A verdade sobre este cavalo Relâmpago é a seguinte: Acreditou-se no cavalo e ouve um investimento com um projeto com um objetivo claro. Não foram poupados esforços e o cavalo conseguiu corresponder às exigências pedidas.
Faz alguns anos ouvi de um grande mestre que precisamos fornecer oportunidades a nossos cavalos para que eles possam desenvolver-se apropriadamente. Assim como os cavalos, precisamos formar novos cavaleiros e que estes tenham acesso ao que de melhor existe em informação e clinicas de formação.
O conjunto mexicano Bernadette Pujals e Vicent, mostraram para o mundo que o Adestramento em países em desenvolvimento é possível.

Nenhum comentário: