quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Olimpiadas Boletim (20) - Visibilidade

Olá, infelizmente na semana passada aconteceu um acidente com um integrante de minha família e tive de dedicar meu tempo extra a este fato. Hoje tudo mais tranqüilo permitiu-me ver a final individual do Salto, evento este que adorei pela transmissão, Monzon, Fábio Leivas e Vanessa, fizeram um bom conjunto e deixaram a transmissão dinâmica e agradável com informações gerais sobre cavalos e cavaleiros.
Por vinte anos fui sócio do Clube Hípico Santo Amaro, a primeira sela de Camila fui eu que vendi. Tive muito orgulho em vela montar brilhantemente um cavalo limitado para aquela altura. Realmente confirmou o potencial que sempre acreditei que ela tinha. Fico feliz em ver a chegada de novos nomes e mais orgulhoso fico por pertencer a Santo Amaro. Conheço a sua trajetória e sei que ela foi muito complicada. Chagar em 10 lugar numa final Olímpica é de grande valor.
Como sempre concentro-me mais nos cavalos do que nos cavaleiros e acabei elegendo os meus preferidos no Salto. Eles são por ordem, Shutterfly, sem duvida o mais bonito e perfeito em todos os quesitos, leve com movimentação impecável, realmente tém o meu numero!!o segundo é o Autentic típico cavalo norte americano do passado de sangue holandês e o terceiro não poderia deixar de ser o cavalo outro Hickstead, mesmo não sendo um cavalo bonito fez um conjunto agora sim perfeito com o Eric Lamaze. Já o havia visto no Rio no Pan e em São Paulo no Athina.
Dois técnicos fizeram a festa nestas Olimpiadas, George Morris, com a sacada do desempate passando por cima da canteiro e Nelson Pessoa como sempre, pela preparação da Equipe do Brasil que no meu entender está forte, só que teve azares no meio da caminhada. A Saída de Doda foi dolorida, a queda do melhor do Veniss, aonde seu cavalo, um dos melhores da competição Um Blanc de Blancs, acabou caindo depois de uma erro do cavaleiro. Bernardo acho que o cavalo está aquém de seu talento que é muito, mas Bernardo sempre sofreu com isso. Conheço a sua luta de muitos anos e sempre montou o que os outros não conseguiam montar. Está na hora de Johannpeter prestigiar este cavalo com um cavalo melhor, que pelo menos não tenha de passar a vergonha de ter um cavalo com problemas de doping. Pessoalmente não gosto de Rufus, desde as primeiras impressões, talvez seja porque amava Baloubet, mas devo admitir que a preparação do cavalo foi virtuosa pela equipe Pessoa e que Rodrigo sem duvida é o melhor cavaleiro que já vi montar em toda a minha vida...simplesmente impecável.
Tenho plena confiança que estaremos bem no WEG do Kentuky, daqui a um ano e meio, melhor ainda para o Pan do México e afiados de novo para Londres. Temos 3 cavaleiros com muito dinheiro e com estrutura que assegurarão uma equipe formidável, Doda com o dinheiro de sua esposa (já que na Revista Veja denunciou um escândalo de 250 milhões de divida de INSS por parte da Pancary), mas certamente ela agüentará o casamento, Rodrigo muito bem de vida e com disposição financeira de comprar o cavalo que quiser, independentemente de sua esposa, também milionária, Veniss que vém de uma família rica paulistana, com grande capacidade financeira também, mas acho que o cavalo dele é excelente, basta não cometer erros grotesco como cometeu naquela linha fatídica e ai entram os outros cavaleiros. De todos o que mais gosto é o Bernardo, espero que o seu patrocinador lhe ofereça um novo e melhor cavalo, já que seus filhos não mais competem e sua neta não tém toda esta habilidade competitiva internacional. Camila, o cavalo Bonito Z do Paulo Bismark, ajudou a confirmar a habilidade de Camila na resolução dos problemas, mas sei que Bismark pode comprar qualquer cavalo que pretenda. De resto existem outros cavaleiros e amazonas, mas alguns ou brigaram com os Pessoas ou estão a pé...Vamos ver o que acontece no Athina Show em Outubro em São Paulo.
(o texto que segue foi escrito antes do inicio das olimpíadas)
Nunca dantes na história deste país os esportes eqüestres tiveram tanta visibilidade como neste período Olímpico.
Acompanho os esportes olímpicos Eqüestres ao vivo desde 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, sendo o meu primeiro Jogos Panamericanos em Caracas dois anos antes, depois vieram os JO Barcelona e os JO Atlanta. WEG foram 3 , mas nestes últimos anos deixei de lutar para estar presente, devido ao nascimento de meus dois filhos e ter de direcionar minhas forças para outras prioridades mais rentáveis.
Para os Jogos de Atlanta em 1996 levamos mais de 100 pessoas, numa ação absolutamente inovadora de montar uma agencia de turismo apenas para este fim, repetindo o fato para os jogos mundiais de Roma e Panamericanos de Winnipeg. Trabalhoso, mas renderam muitas histórias e grandes amizades no decorrer destas aventuras eqüestres. Saudades tenho deste tempo, quem sabe uma nova fase apresente-se , porque em dois anos teremos o WEG , depois os Panamericanos no México e em seguida Londres 2012. O importante de formatação de um pacote turistico é estar o evento concentrado numa região e não como aconteceu em Hong Kong.
Na minha visão pessoal (a qual espero estar errado) vai ser muito dificil obtermos alguma medalha nestes JO de Beijing em qualquer modalidade. No Salto de Obstáculos sem Baloubet vai complicar, hoje Rodrigo não está bem no ranking mundial, assim como Doda. O “cabeção” com Chupa Chupa sempre é uma carta boa e os Pedro e a Camila, estreantes em Jogos. Já no CCE temos os amigos que formaram conjunto em Roma 1998 , os irmãos Paro, e Marcelo Tosi,juntamente com dois cavaleiros jovens que não os conheço, mas o grande nome no meu entender é o Dr. Cyro Rivaldo, um homem de minha total confiança no conheçimento de cavalo atleta, assim como incentivador e ponderado como os melhores técnicos deste país das modalidades esportivas. Aqui pode morar uma boa surpresa. Certamente adoraria estar lá ´para presenciar, pois sei que nada verei pela televisão. A modalidade de CCE Olimpico, é um show nas provas de campo, é pura adrenalina, muito bom para quem assiste, quem gosta de cavalos, uma vez na vida terá de assistir. Como sempre iremos penar nas provas de Adestramento, mas recuperaremos nas provas de campo e no Salto. O páreo será duríssimo.
Já no Adestramento, se entrarmos em pista, já será uma vitória. Luíza, Leandro e Roger vão dar o seu melhor, mas não conseguiram passar da primeira fase. Já o efeito deste fato, o gostinho que Victor Oliva, Manuel Tavares, Eduardo Fischer e Paulo Salles terão, fará que o Adestramento ressurja no nosso país com uma força como nunca teve anteriormente. Fico pensando como será a luta para as vagas dos Jogos Mundiais do Kentucky. Certo é que Samba será um cavalo que poderá permanecer, mas os outros dois duvido bastante. Preocupa-me a reposição destes cavalos para formação de novas equipes, com uma base de cavalos Puro Sangue Lusitano. Ontem mesmo, enviei uns e-mail tentando preservar em nosso país um grande potencial de renovação, um cavalo que acredito ser um destes potenciais, VULÇÃO DOS PINHAIS , mas como sempre é uma luta “quixotesca contra moinhos de vento” pois acho que só eu vejo isso e mais ninguém. Um grupo português está comprando o cavalo e certamente perderemos o potencial para representar o Brasil. Enfim, fiz o que pude, pois precisava de um valor para prender o cavalo no Brasil.
Hoje mesmo acordei às 6 horas da manhã para olhar os sites da Aliança internacional de jornalistas eqüestres, o da FEI, o da CBH, em busca de notícias da China, entrei no youtube.com e nada! Falta um jornalista especifico que tenha a versatilidade de enviar para o país informações. Acho que é outra idéia que colocarei na minha pauta de ações para os próximos meses, procurar realmente solidificar alguma posição junto à mídia esportiva buscando informar a todos sobre os eventos de maior representatividade nos esportes Eqüestres. Hoje é tremendamente simples, vc filma, fotografa e manda via web as imagens e fotos, coisa de uma hora, todos estão vendo os acontecimentos quase ao vivo. Acredito que em dois anos teremos já a possibilidade de transmitir ao vivo de nosso computador mesmo, aonde estivermos, não só para televisões na internet, como também sites de imagens. Faz alguns dias que procuro informações de transmissões ao vivo na web, inclusive mandei um e-mail para a FEI buscando esta informação, mas nada consegui até p momento. Infelizmente não temos uma Revista em nosso pais com a força necessária para se tornar um veiculo oficial mensal dos esportes eqüestres, estamos reféns do que as entidades querem nos fazer engolir garganta a baixo, sem ter nenhum tipo de analise independente, o que é uma necessidade absoluta.
No final dos anos 90 fiz isso, valeu-me algumas brigas feias, que hoje nem mais existem no meio, que fazem parte da renovação de plantel de 5 em 5 anos. È bom ver Marcelo Artiaga na frente do Salto na CBH, velho guerreiro, excelente cavaleiro, conhecedor profundo da arte, uma pessoa que estimo muito e respeito mais ainda, pela inteligência e força no permanecer e vencer as barreiras impostas no decorrer dos anos. Do Cel. Nigre, uma pessoa que já tivemos juntos em várias empreitadas internacionais, gosto dele, muito ponderado e bem relacionado com juízes internacionais. Quanto ao também Cel Dr. Veterinário Cyro Rivaldo, esse é um homem do CCE, da escola do meu amigo pessoal Cel. Pericles Cavalcanti, um profundo conhecedor desta modalidade emocionante que é o CCE. O time de técnicos é excelente, mas as condições são adversas para nossas equipes, basta apenas referir o que foi dito por toda a mídia, somos hoje da Elite dos esportes eqüestres mundiais porque somos a sétima equipe completa em todas as modalidade olímpicas. NUNCA DANTES EM NOSSO PAÍS VIMOS ISSO.
A VISIBILIDADE, trará mais investidores e estes virão dos criatórios especificamente, pessoas que tenham o compromisso com a criação de cavalos ditos “internacionais” tanto para o CCE como para o Adestramento. Acredito que estas sejam as modalidades aonde o nossa produção nacional possa brilhar, como já brilha nos 8 cavalos nascidos no Brasil que estarão em Hong Kong. Já no Salto de Obstáculos, os europeus estão na frente e dificilmente teremos cavalos à altura de competição para provas de 1.60m., é muita madeira, a coisa é realmente feia e necessita de super atletas.

Nenhum comentário: