quinta-feira, 24 de março de 2011

ESTILO LUSITANO

Era de esperar-se este tipo de retaliação. Em vez de unirem-se as forças e fazer-se uma revista de gabarito internacional, como existem em outras Associações (QM e Arabe), busca-se a divisão dos esforços.
Não existe razão para a ABPSL ter uma publicação “tipo revista” mas apenas um informativo de baixo custo e sem riscos, deixando para a iniciativa privada os riscos e a produção.
Faz 10 anos que existe a ISTO É LUSITANO, um nome feliz e revista colecionada por muitos em muitos países e que traduz a história do cavalo PSL do Brasil neste período.
Nota-se uma energia negativa, o mesmo “ranço de sempre”, focos desfocados, mas acima de tudo uma retaliação direta à melhor publicação do cavalo LUSITANO do mundo a ISTO É LUSITANO.
O discurso é um e a ação é outra, a mentira e a armação regem esta passada e atual diretoria, tudo o que tentamos derrotar. Hoje sabemos das entrelinhas, podemos dar nome aos bois depois de uma cuidadosa analise de tudo o que foi publicado entre Dez. de 2010 e Março de 2011 no mundo e na mídia especializada e a “coisa fede” para valer e o caminho indica que o poço é ainda mais fundo.
Segundo informações expostas, está sendo criada uma comissão de marketing na ABPSL, a qual deveria preocupar em ser mais eficiente e não em retaliar, dividir.
Por exemplo: Este final de semana realiza-se na Hípica Paulista uma competição de Adestramento Internacional, de nome CDI 3* GP Cavalo Lusitano. Procurei no site da FPH, CBH e ABPSL informações sobre os horários das competições, para que possa agendar o meu dia e não consegui saber absolutamente nada a não ser os ante programa. Cabe à agencia que cuida do marketing informar, cabe a esta utilizar do site para convidar “os amigos do cavalo Lusitano” a prestigiar o evento. Isso não é executado. Este é um papel dos mais importantes, por tratar-se de fomento, de dar valor à única atividade do cavalo PSL que hoje tem algum resultado em termos de marketing e valorização do cavalo PSL.
O que percebemos é que o Adestramento é uma modalidade que deve a sua evolução ao cavalo PSL e é dirigida até os dias de hoje por pessoas as quais nenhum vinculo tem com a raça, como o Cel. Nigre, Sabine Bilton e Sandra Smith. Cel. Nigre monta um filho do Luar de ferro “do Retiro”, Sra. Bilton monta um BH e Sra. Smith, até pouco tempo nada montava, sendo apenas ex. segunda dama do CHSA.
Precisa-se urgentemente pegar as rédeas do Adestramento na FPH e na CBH e divulgar a Modalidade em todo o Brasil, começando pela equitação fundamental no estado de São Paulo, a qual hoje tem como diretor um velho amigo nosso da Hípica Alfaville - José Batista Filho, vice Presidente da entidade e diretor da equitação Fundamental.
Investir nas modalidades de base, assim como promover o adestramento nestas competições (premiando a meninada) é o único caminho e o mais fácil.
Mais uma vez lembro a todos que o Adestramento faz-se em qualquer lugar, é passar uma corda, colocar um juiz e ação. Fui assim que começou na ABHIR, e assim pode ser feito em qualquer lugar, o investimento é mínimo. Prestem atenção caros dirigentes, são mais de 110 escolas de equitação no Estado de São Paulo e a participação da ABPSL é nula neste segmento.
Outro problema o qual terei uma real impressão de sua extensão este final de semana é a participação de cavalos warmblood no Adestramento. Sei de um movimento proveniente do Conselho da raça BH que os mesmos estão a organizar-se para pegar o “filé” do Adestramento nacional. Último final de semana fui visitar criador de BH’s os qual está criando com Sandro Hit e Totilas e de certo vão partir para as cabeças, é pessoal de muito dinheiro, já fazendo grupo com a Sra. Mantegazza que corria sozinha há algum tempo.
No mês de Março verificamos uma ressaca no mercado internacional devido ao leilão nefasto realizado na Florida o qual definiu os preços dos cavalos Lusitanos naquela região, os quais são no máximo um letra “C” de 25 mil dólares, posto lá, o que na realidade é de 15 mil no Brasil. Investidores e parceiros sofrem a conseqüência da saída para o mercado nos EUA de cavalos PSL a 15 mil dólares a média e informações nos dizem que são aproximadamente 20 unidades. Neste primeiro semestre tudo se resume em correr atrás do prejuízo provocado por esta gente que não está nem ai com os outros.
Certo é que estão mortos – duvido que venha a realizar-se de novo um leilão na Florida desta marca. As pessoas aprenderam que não vale a pena comprar cavalos no leilão. Estes depois são vendidos a preço de “bananas”. Foi um tiro no pé, só que respingou sangue para todo o mundo e vai ficar por isso mesmo com certeza.
O mercado interno neste momento é a única saída de viabilização de cavalos e a ABPSL deveria intensificar o seu programa de venda de cavalos e mudar definitivamente a sua postura de “ficar em cima do muro” nesta questão. Caso queiram mas detalhes sobre este programa, já o tenho escrito é só teclar Ctrl C , Ctrl V.
Por hoje é só, infelizmente lidamos com amadores neste segmento ou pessoas que pensam em retaliações, destruindo e dificultando o que existe de bom. Graças a DEUS temos um raça que suporta tudo, a pergunta é: - Até quando?

Nenhum comentário: