segunda-feira, 21 de abril de 2008

O LIVRO "APONTAMENTOS EQÜESTRES"


O LIVRO "APONTAMENTOS EQÜESTRES"

[Photo]
Este texto visa dar maiores informações sobre o livro APONTAMENTOS EQUESTRES de Nuno Coelho Vicente

Ele foi estruturado para servir de instrumento de consulta e fornecer informações úteis a todos os cavaleiros de todos os níveis.

Nele abordamos os seguintes temas:
- Os primórdios do cavalo
É um panorama sobre o desenvolvimento do cavalo nas Eras primária, secundária, terciária (Eohippus) e quaternária (Equus).
- A história do cavalo
Falamos sobre o gênero Equus, os Asinus, Zebra e Caballus e abordamos a domesticação do cavalo, o surgimento das cavalos nas Américas, o cavalo primitivo, o Tarpan, o cavalo de Przawalsky, o das florestas e as migrações. Temos também neste capitulo a evolução dos eqüinos e a formação das raças atuais.
- A beleza do corpo do cavalo
Este é um dos capítulos mais interessantes, aonde abordamos a nomenclatura das diversas partes do cavalo, utilizando a comparação entre as raças formadoras e o pensamento de alguns pensadores, abordamos outras características, como pelagem e aprumos do cavalo, terminando com as características morfofuncionais do cavalo Lusitano, aonde utilizo além do meu o pensamento, o de Fernando Sommer D’ Andrade e o Dr. José Monteiro, abordando a história do cavalo Lusitano, dados biométricos, o exterior do cavalo Lusitano.
- Características Gerais
Necessidades natas e impulsos dividido em percepção do tempo, aprendizado por meio da percepção e o sentido da associação. Analisamos os sentidos naturais, como a visão, a visão do cavalo de salto, a audição e o olfato. Na parte de desenvolvimento de aptidões, escrevemos sobre as aptidões físicas aonde os sinais devem ser claros e distintos, toda a reação correta deve ser recompensada, além de estudar o temperamento e a personalidade, os estados emocionais e as características psíquicas, a sensibilidade, a emotividade, a memória, a atenção, a vontade, o discernimento e a imaginação e a inteligência.
Na mecânica da locomoção, estudamos o passo e suas variantes, o trote e suas variantes e o galope e suas variantes.
- Morfologia e Funcionalidade
Como examinar um cavalo no momento da aquisição, regras básicas do exame geral, analise de compra do cavalo de Adestramento, de Salto de Obstáculos, de Concurso Completo e defeitos a serem evitados e o protótipo básico do cavalo de esporte.
- Pedagogia do Ensino da Equitação
Princípios pedagógicos, regras fundamentais, métodos de instrução, a condução do ensino, organização e planejamento da instrução e as qualidades do professor de Equitação.
- O Ensino do Cavaleiro
A posição do cavaleiro em sela, posição normal, correções da posição em sela, exercícios para a boa posição em sela, o cavaleiro na posição de adestramento, a leveza na ação das pernas, problemas relativos ao centro de gravidade, o cavaleiro posição à frente e o posicionamento para o salto.
- o Estudo das Rédeas
Rédias simples, rédeas de oposição e acordo de ajudas.
- Breve História da Equitação
A Equitação depois do século XVIII, a Equitação moderna.
- O Ensino do Cavalo
A psicologia aplicada ao ensino do cavalo, princípios, conceitos e métodos de ensino.
- Aspectos Especiais do Ensino do Cavalo
O cavalo souple e bem treinado, a flexibilidade da coluna vertebral do cavalo, o ramener, o rassembler, descontração e rassembler, A musculação e os exercícios de flexibilização, Os músculos da linha superior, o trabalho dos músculos mais profundos e os grupos musculares.
- Ensino Elementar
Falamos de bases racionais de partida, a perna de dentro e a rédea de fora, o trabalho de sujeição à perna isolada e o ceder à perna.
- O Ensino Complementar
O trabalho em duas pistas, a espádua a dentro, o travers, o apoio, a paragem, o recuar, as rotações, a pirueta ao passo, transições e alargamentos, a contra passagem de mão, o efeito conjunto, lição dos ataques e exercícios auxiliadores do equilíbrio.
- O Galope
A partida ao galope, o galope invertido, o ladear ou apoio ao galope, a paragem no galope, a espádua a dentro, o travers e o apoio no círculo, as passagens de mão ao galope, a pirueta ao galope e o galope no mesmo terreno
- O Ensino do cavalo de Salto
O salto em liberdade, o salto à guia, o salto montado, a condução racional, As áreas, os tipos de saltos, saltos na volta, de través, especiais, verticais delicados, as interdependências, as prioridades, o contato, as embocaduras, o pressuposto de sucesso, exercícios para produção de um saltador, o flat work do cavalo de salto e corrigindo defeitos.
-O Concurso Completo de Equitação
Noções elementares de fisiologia, preparação atlética do cavalo de Concurso Completo de Equitação, o treino fracionado, princípios do treino fracionado e a forma física do cavalo de esporte.
- Estudo do trabalho de guia
As principais normas do trabalho à guia, forma de trabalhar cavalos novos e a complementação do trabalho à guia.
- Sistema de Rédeas
Sistema Chambon, Gogue, Fixas, Alemãs e martingale fixo.
- O Equitador Professor

O LIVRO TEM 462 PÁGINAS EM PAPEL CHAMOIS AREIA 80G E FOI IMPRESSO PELA EDITORA SALESIANA E EDITADO PELA OPHICINA BOOKS .

2 comentários:

Maria Carolina disse...

Olá Nuno,

Gostaria de adquirir o livro para conhecer um pouco sobre o assunto, e pelo que sei...voce é "expert"...

Grata

Carol Carbonari - Montag TOP CENTER

C_E_C disse...

Olá Nuno, como fazer para adquirir e quanto custa este seu livro?

Um Forte Abraço, Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo !!!!

Cláudio R Thomaz®
(11) 9961-7255