quarta-feira, 2 de julho de 2008

O LUSITANO E O MERCADO INTERNACIONAL.

Nunca antes na história do PSL no tivemos uma posição tão vantajosa no mercado internacional. Seis ( 2 Portugal, 1 Austrália, 3 Brasil) estarão participando do maior evento de Adestramento do mundo, claramente define que o cavalo moderno lusitano tem “cartão verde” para continuar a sua jornada e tornar-se um cavalo competitivo internacional nas maiores categorias da modalidade, assim como tornar-se um cavalo globalizado definitivamente.
Para que isso torne-se uma realidade, precisamos criar melhor, vender melhor e produzir mais cavaleiros que usem o cavalo no mercado interno e internacional, pois serão estes percentuais quantitativos que refletirão as exceções.
Novos ventos sopram em nosso país nessa direção, pessoas se mobilizam, visando criar melhores condições para este fim, percebendo a necessidade imediata e clara. Para tal, a ABPSL, precisa mudar e o novo grupo que agora apresenta-se, aliás grupo de criadores de peso, podem e devem fazer a diferença, democratizando a informação e criando formas de captura de clientes potenciais, apresentação primorosa e qualitativa, além de finalizações de negócios, profissional e globalizada, visando multiplicar as ótimas impressões deixadas, o que nem sempre vêm acontecendo em nosso país.
A indústria do cavalo, a cada ano que passa torna-se altamente rentável e muito profissional. Os resultados, não são imediatos, tantos os positivos quanto os negativos, por isso a necessidade absoluta da informação para antever e programar o futuro, assim como minimizar os erros. A informação especifica é uma das funções primárias de uma Associação de raça, através de sua diretoria de marketing, formatando conteúdos técnicos e econômicos, num país aonde tém 23 mil novos milionários por ano e encontra-se em franco desenvolvimento econômico, tendo como vantagem a produção de cavalos no mínimo 50% mais economica que no hemisfério norte. Uma ação conjunta séria e profissional de algumas atitudes estratégicas e técnicas interligadas terão de ser efetivadas para que possamos alcançar os fins pretendidos.
Como já foi escrito, a pratica eqüestre é de extrema importância, visando a identificação de potencialidades entre cavalos e cavaleiros. Para isso criamos o “Projeto da Escola Nacional de Equitação no Parque da Água Branca”, uma entidade que terá o apoio dos criadores do cavalo ABPSL, da FPH e da CBH.
Outros pontos nos preocupam bastante, área esta que atinge uma minoria de criadores, mas num futuro breve terá de atingir a todos, a exportação de cavalos. Fala-se em Exportação de cavalo evidenciando primordialmente os elementos conjugados que permitirão formular um “padrão de exportação”. Faz parte de uma Associação definir este padrão e instruir os seus associados que busquem o mesmo, através de regalias ou penalidades, obtendo assim uma reação positiva na sua maioria, salvaguardando a independência destes da Associação baseado no livre arbítrio de cada um, mas certos que os mesmos preferiram um caminho estratégico através de múltiplas escolhas e não por falta de informação.
Aqui irei sugerir uma ação conjunta a este grupo de “homens do cavalo” e futuros dirigentes, sendo estas idéias fruto de 12 anos dedicados à exportação de cavalos Brasileiros, primeiramente cavalos de esporte e numa segunda fase cavalos PSL.
CAPTURA DE CLIENTES
Cavalos já exportados são o reflexo do trabalho executado até esta data. Eles sem duvida serão os catalisadores da opinião publica internacional e nacional. Devido a isso, é imprescindível que quando tratamos de atividades de comercialização internacional e isso reflete no mercado nacional, sejamos exigentes com a qualidade do animal a ser exportado, seja ele de reprodução, recria ou performance e que o material de marketing, corresponda qualitativamente aos produtos a serem ofertados a este mercado exigente e profissional, aonde a mentira e os equívocos representam perdas multiplicadas rapidamente através dos meios de comunicação, tendo como ênfase a internet.
Criar-se uma diretoria especifica para esta área de atividade é de total benefício, aonde centralizará as ações de propaganda internacional, a captura de informação, a formatação de material áudio/visual de instrução, assim como formação de conteúdo informativo para a mídia interna, site e revistas, entre outras.
Este tipo de atividade obrigatoriamente necessita de disponibilidade deste dirigente, por tratar-se de um trabalho diário, aonde a rapidez do atendimento define o sucesso da mesma, além de propriedade no assunto especifico.
Clientes amadores - A maioria dos clientes, diria 80% são amadores com pouca intimidade com a raça e com cavalos que procuram um animal para exigências de passeio ou pequenas competições. Este tipo de cliente internacional terá de ser protegido, como propor esta proteção:
a) Através de eventos comparativos, aonde este cliente tenha a possibilidade da “comparação de animais”. Eventos estes, aonde exista uma prévia seleção de animais a serem apresentados para comercialização com os mínimos de segurança, como analise clinica, Raio X, exames de sangue. Estes eventos serão trimestrais, em centro de referencia, aonde todos os criadores associados, poderão participar, desde que aceitem as condições previamente definidas para a atividade de comercialização. Desta forma democratiza-se o acesso ao mercado, assim como desmascara eventuais oportunistas de plantão.
b) O segredo do sucesso, consiste em definição da data com uma antecedência que permita a filmagem de todos os cavalos a serem apresentados e a publicação deste material para analise por parte dos interessados nacionais e internacionais.
c) Vincular estes eventos à ABPSL, dará credibilidade nos quesitos, autenticação de documentos, maior acesso ao processo de divulgação, já que o mesmo partirá de uma ação anual da ABPSL, com datas fixas, o que tornará uma atividade em poucos anos de calendário, certamente vinculada em datas a exposições nacionais, dando mais ênfase a estas.
d) Este tipo de ação, tanto pode ser executada em forma de leilão, como em apresentação livre, com preços pré-fixados e abertos a negociações.
Clientes profissionais – Quem conhece o mercado, o qual acompanha as exposições, as competições de Adestramento e viaja pelos Haras, conhece os melhores cavalos, sabe quais são os considerados de ELITE. Como em todas as raças do mundo, existem leilões de Elite. No nosso país e coligado à raça PSL, o leilão LUSO-BRASILEIRO refletirá esta fatia do mercado, desde que o mesmo seja mais democrático e um grupo de “entendedores” selecione os cavalos e proponha a discussão entre o grupo de trabalho. Certo é que o titular do evento o Coudelaria Ilha Verde terá prioridades, mas todos que apresentem no mercado cavalos de ponta na raça, merecem e terão este privilégio, ou este leilão será desvinculado da divulgação internacional introduzida pela ABPSL, propondo-se um novo evento nesta direção. Centralizar anualmente os melhores cavalos nacionais num evento comercial, é de importância vital. Este sempre acontecerá na Semana Internacional do Cavalo PSL no Brasil.
Clientes criadores internacionais e nacionais – Estes serão direcionados para o leilão de criadores a realizar-se na Exposição internacional do PSL na Cidade de São Paulo, absolutamente com características diferentes do de ELITE. É um leilão aonde serão ofertados para compra, os melhores animais de cada categoria na Exposição Internacional de São Paulo, na noite de sábado, aonde já se conhece a classificação individual de cada animal por classe e não foram executados ainda os grandes campeonatos. Este leilão, terá ampla possibilidade de defesa por parte do criador/ ou proprietário, assim como poderá ser vendido pela melhor oferta, revertendo percentual para a ABPSL, direcionado integralmente para fundo de caixa para as exposições nacionais. Desta forma, absolutamente transparente, os criadores do Brasil e do exterior, poderão ter acesso aos melhores animais, dependendo exclusivamente a sua venda do interesse ou não do proprietário. Caso não tenha interesse na venda, o proprietário deixará para os cofres da ABPSL um percentual de sua defesa. Caso o mesmo não tenha interesse em participação do leilão, não participa da Internacional, limitando-se às exposições nacionais, as quais serão seletivas para a internacional em Maio.
Acreditamos que em poucos anos, todos os criadores, criarão cavalos para esta finalidade, trazendo benefícios imensuráveis, como; maior interesse em participação em Exposições nacionais que darão acesso á Internacional, maior competitividade nas exposições nacionais e conseqüentemente na Internacional e finalmente mostrar-se para o mundo que vendemos realmente o melhor. O resultado de uma ação de vanguarda como esta, numa fase primária pode ter opositores, mesmo devido à falta de conhecimento exclusivamente, mas num futuro próximo, como acontece na Europa, o sucesso é garantido, porque credibiliza os produtos ofertados. Fica claro também que uma ação como esta independe de compradores internacionais, mas sim de todos, pois serão ofertados animais que naquele julgamento foram julgados como os melhores.
A divulgação destas novas diretrizes, terão de ser feitas através da mídia escrita, como revistas internacionais e sites de acesso. O portal da ABPSL, tem de tornar-se mais profissional, visando informar melhor a todos nas línguas inglesa e espanhola destas mudanças e das formas de “abraçar o mercado”, mostrando um interesse intrínseco pela qualidade e pela credibilidade ofertada. Esta é uma ação de absoluta transparência, tudo o que o mercado nacional e internacional alveja neste momento.
A outra ação conjunta, vital para o sucesso das anteriores, darei o nome de “CORPO A CORPO”, a qual faz parte integral de :
1) O foco a atingir - Trata-se de uma campanha de identificação de todos os criadores de cavalos Lusitanos no mundo. Hoje esta informação está restrita apenas alguns e terá de ser de todos. Contatos diretos com Associações de raça de cavalos no mundo, como a, portuguesa, belga, francesa, italiana, alemã, espanhola, inglesa, holandesa, mexicana, norte americana, colombiana, suíça, sueca e australiana, obrigatoriamente terão de ser executadas pessoalmente por um representante da ABPSL envolvido com o processo de transparência e informação democratica, em suas exposições internacionais de cada uma destas Associações Internacionais. Nestas exposições de raças em diversos países, além de obter-se os nomes de quem cria cavalos para futuros contatos, pode-se fazer relatórios do que se cria e quais o elementos genéticos utilizados, além de ampla reportagens de cada evento em termos de filmagens e fotografia, para posteriormente ser utilizado como material para o site da ABPSL e também como conteúdo de informação a ser ofertada aos criadores nacionais.

2) Quem paga a conta - A ABPSL, tem um recurso proveniente das exportações a qual é a “taxa de exportação”, na realidade uma sobre taxa cobrada de cada cavalo exportado por criador nacional, paga pelo comprador internacional quase sempre. Este valor deve ser aplicado diretamente na divulgação, como propaganda em revistas e mídia. Para este projeto “Corpo a corpo” existe outra fonte de arrecadação que nunca foi utilizada por esta Associação. A verba proveniente das empresas que transportam estes cavalos para o exterior. Este acordo, executado com empresa que não só é uma empresa de carga como também é uma empresa de passageiros, como a ABSA, a qual é ligada à Lan Chile, permitirá esta permuta de passagens aéreas. Para isso, a ABPSL poderá fechar com esta empresa o transporte de todas as cargas vivas exportadas através de sua Associação, o que hoje representa um bom numero de animais ano, aproximadamente 200 e crescendo a cada ano, sendo um total de R$170.000 no caso de 200 animais. Com isso também pode-se pleitear um melhor preço deste transporte, unificando o transporte dos mesmos. O maior problema, registrado nestes anos não é a empresa transportadora em si com vôos regulares, mas sim o fornecimento regular de contêineres de qualidade,devido à falta de programação de embarques. Para que uma empresa seja exclusiva e o melhor grupo de despachantes aduaneiros, a qual é a Union Despachantes, por 20 anos de serviços prestados ao cavalos PSL. Este é o primeiro passo para esta finalidade, pois uma iniciativa desta magnitude terá custos adicionais, como hotéis e diárias, mas estas despesas serão supridas pelos criadores os quais serão beneficiados pelas informações diretamente e em primeira mão, numa programação exclusiva de informação direcionada, já que ela serve no momento para um pequeno grupo seleto de criadores, preparados para fornecer cavalos ao mercado internacional.
No próximo texto trataremos de Exposições Nacionais e Internacionais.

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