segunda-feira, 12 de maio de 2008

UM FINAL DE SEMANA INCRIVEL PARA O PSL DO BRASIL.




Ela começou na Sexta feira com a inclusão na equipe Brasileira de Adestramento da Luiza de Almeida, uma grande promessa do Adestramento nacional e seu maravilhoso SAMBA, um filho de Inca por Novilheiro. Sou dos poucos cavaleiros que teve o privilégio de montar o INCA no Brasil, um cavalo já falecido de rara beleza morfológica, de grande habilidade e montabilidade. Samba herdou isso de seu pai, sendo na minha ótica particular, um bom garanhão PSL e um excelente garanhão para produção de cavalos meio sangue de Adestramento, por sua linhas redondas e finura. Já Luíza, hoje com 17 anos a conheço há mais de 8 anos. Deve-se todo o sucesso primordialmente e sua mãe Thereza de Almeida, a grande incentivadora. Vários fatores farão desta amazona a melhor do Brasil e de Portugal, já que a mesma é portuguesa também. Não errando o sucessor de SAMBA, o seu futuro está garantido, porque tém o melhor “esquema” do Brasil no momento, nada falta. Representa a essência do PSL, mas uma arma de marketing da maior qualidade – representa perfeitamente o que o CAVALO pode fazer para fortalecer os laços de uma família – SAMBA assim como Luíza passam para a história como uma das páginas mais belas nestes 30 anos de ABPSL. O que virá pela frente, pouco irá importar, porque sabemos das enormes dificuldades que será colocar o conjunto, assim como o Roger e o Nilo VO, na arena central dos JO Beijing em Hong Kong deste ano. Não podemos deixar de agradecer aqui a todos que apostaram no sonho, que teve o seu começo aqui neste computador há alguns atrás, desenhado de outra forma, mas que chegou no mesmo fim. PORTUGAL e Elias Marinho, assim como o NIRVANA e a Pia Aragão, fizeram o seu papel nesta corrida Olímpica, duas perdas que com certeza seriam os conjuntos que faltam para o fechamento da equipe. Vamos trabalhar a partir deste momento para o Pan do México, na cidade de Guadalajara em 2011 e os JO de Londres em 2012. Temos grandes valores chegando, bons cavalos PSL e a esperança renova-se todos os dias. Minha luta particular é conciliar ao mesmo tempo o NOVO TEMPO DO ADESTRAMENTO NO BRASIL e o surgimento de um mercado interno que permita dar suporte a investimentos dos produtores no esporte, principalmente no Adestramento. Para isso é de importância vital, pela primeira vez temos um Diretor de Adestramento da FPH com laços profundos com o cavalo PSL, o qual terá todo o suporte de toda a comunidade, visto que o PSL do Brasil representa 80% das inscrições em provas de Adestramento no Brasil e não será diferente daqui para a frente, porque a ABCCH não tém nenhum programa especifico de desenvolvimento do cavalo de Adestramento no Brasil. A REVOLUÇÃO JÁ COMEÇOU e ela não mais poderá parar, é uma realidade, uma boa realidade, aonde podemos visualizar uma luz forte no fim do túnel, graças a Luíza’s, Lucianinhos, Pia’s, Marinhos, Leandros’s, Roger’s e muitos outros menos famosos.

Para fechar a semana, tivemos o XI Leilão Luso Brasileiro. Não existe Leilão no Brasil como este em termos de produção e organização, impecável, lindo, fluente, um verdadeiro show que é superado ano a ano no comando o empresário José Victor Oliva, um apaixonado por cavalos PSL e grande promotor de festas. Qualquer estrangeiro que esteve no leilão ficou impressionado com o “esquema”. Mas nem tudo foram flores (até já previsto neste Blog anteriormente com poderão conferir). A qualidade dos animais ofertados ano a ano está pior e isso teve graves conseqüências no decorrer dos trabalhos, com múltiplas defesas, “deixando no ar” uma impressão de “ranço”, de algo que obrigatoriamente terá de acabar em nosso país, principalmente no programa de vendas mais importante da raça PSL. Como foi escrito anteriormente, os mercados internacionais não aceitam a “falta da verdade” num processo de vendas de cavalos, fazendo com que venham a nosso país apenas “comedores de cochinhas internacionais”, clientes sem representatividade e por isso não registramos nenhuma venda internacional neste leilão, por múltiplos fatores associados. A) o leilão na Florida do Mito e Interagro em Março; B) De aliados à Coudelaria Ilha Verde, agora terem os seus próprios empreendimentos comerciais (Davi Carrano e seu sócio Barbier Farm). C) De não existirem mais “páraquedistas” no mercado internacional, a rapidez da informação e a falta de interesse de comerciantes de cavalos nos EUA, em enviar ao Brasil os seus melhores clientes (isto é um fato confirmado!) .
Não podemos perder a “festa” LUSO BRASILEIRO, mas já para o próximo ano teremos de inventar uma nova estratégia ou impreterivelmente não teremos como sustentar a mentira e todo o jogo de bastidores. Só a QUALIDADE ABSOLUTA com raízes nos cavalos PSL de Adestramento, poderá reverter este quadro de falência. Sendo um leilão que não precisa do “dinheiro” das inscrições para sobreviver ou existir, contando com inúmeros patrocinadores de peso, a seleção dos animais terá de ser criteriosa, sendo estes de A ou B criador e uma divulgação realmente verdadeira no México, Colômbia, Canadá, Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Itália, Austrália entre outros países.
Mais um detalhe; aconteceram problemas nos quesito operacionais. O que mais incomodou sem duvida foi a falta de “molhar” a pista, era quase insuportável estar no picadeiro de tanto pó provenientes dos trabalhos com os cavalos. O segundo item foi a falta de transparência em 100% na comunicação do nome dos compradores dos lotes, chegando a um ponto de colapso durante os trabalhos de vendas aonde necessitou a intervenção direta de Victor Oliva. O outro ponto era a falta de brilho no pêlo de alguns animais, principalmente no das éguas. Sabemos que nesta altura do ano todos os animais em nosso país preparam-se para o inverno e por isso dois fatores são importantes, uma capa de noite e não molhar-se o corpo dos mesmos pelo menos uma semana antes da apresentação para manter-se a oleosidade do pêlo, alguns animais estavam bem feios neste quesito.

Vamos aos preços e avaliações.

1) VIOLINO – Já o conhecia de Portugal, ainda potro. Fez-me lembrar os velhos tempos, um garanhão que em nada acrescentará na criação Nacional. Foi apresentado à mão, mostrando uma linha de cima com pouca flexibilidade e uma entrada de posteriores comprometida pelas conexões de dorso/rim. Atualmente temos garanhões de melhor qualidade no Brasil, inclusive seu pai OFENSOR, um dos melhores cavalos “Veigas” do país. Enfim, sorte para quem comprou coberturas, que tenham em seus pastos éguas de ótima linha de cima, flexível e bem cobertas associando-se a uma ótima movimentação de posteriores e força, o que é tremendamente difícil de encontrar-se na raça, quando as matrizes são de boa altura. Repete-se aqui as mesmas histórias da década de 90, que ninguém mais engole a seco.
2) Lote 2 – Zangada VO – Vendida por 20.000 mil reais para Manuel Pereira Lopes do Haras São Francisco. Uma fraca filha de Distinto tordilha, com potro ao pé de igual qualidade.
3) Lote3 – Xalaça VP – Um cavalo honesto, bonito, baio, vendido por 34.000 mil reais.
4) Lote 4 – Zorro VO – Cavalo o qual ajudei o meu irmão Paulão da Cantareira a comprar. Um bom alazão, filho de Ícaro, pelo valor de 50 mil reais.
5) Lote 5 – Vaidade do Vouga – Égua baia filha de donaire, comprada por Victor Oliva ?????? pelo valor de 30 mil reais.
6) Xogum de Quintana – Um cavalo regular para crianças. Defesa por 32 mil reais.
7) Querelado Interagro – Castanho filho de Legendário, cavalo vendido por 40 mil reais, para Giovanna da Mata. Infelizmente um cavalo sem maior qualidade.
8) Lote 8 – Aurora VO – Filha de Trunfo tordilha, talvez o animais mais fraco d leilão. 20 mil reais comprada pelo Haras Paglarim.
9) Lote 9 - ULTRAGE DO BOM JARDIM – melhor cavalo do leilão – Filho de marfim do Top, campeão em diversas exposições. Foi vendido pelo valor de 46.000 mil reais para Paulo Arruda.
10) Lote 10 – Urque CF – Cavalo defendido a 44 mil reais . Pelo menos não foi comunicado o nome do comprador.
11) Lote 11 – OLIVA – Filha de Neptuno, vendida por 68 mil reais, para Paulinho da Dupla Cesar e Paulinho.
12) Lote 12 – Navarro AJR – Não foi vendido.
13) Lote 13 Top do Top – Vendido por 72 mil reais pára a Coudelaria do Sol.
14) Lote 14 – África VO – vendida por 120 mil reais. Para Roberto Pedrosa – Haras Pedrosa ?????????
15) Xilofone do Top – Defesa a 64 mil reais.
16) Lote 16 – Éguas de atrelagem – vendidas para Haras São Francisco – Manuel Pereira Lopes , pelo valor de 24 mil reais.
17) Lote 17 – Távora do Castanheiro – Premiada filha de Distinto – vendida para Haras Carvalho por 44 mil reais.
18) Lote 18 – Projeto HI – Defesa a 100.000 mil reais. Típico cavalo vendido antes do leilão que é colocado apenas para subir a média do mesmo. O cavalo não tem “profile” para este tipo de mentira.
19) Lote 19 – Amuleto VO. Outro cavalo Palomino vendido antes do leilão, pelo valor de 64 mil reais. Não foi especificado o nome do comprador, limitando-se a “Texas USA”.
20) Lote 20 – Obsessão do Top, vendida por 28.000 mil reais para o criador Flavio Monteiro do Haras Imperial.
21) Lote 21 – Zinco VO – Vendido para Diego Chant – Presidente do Mangalarga Marchador, pelo valor 40 mil reais.
22) Zatar VO – Outro animal vendido anteriormente ao Leilão. Caracteriza esta impressão, quando o lote corre rápido e chega a valores não naturais para a qualidade do animal em oferta. Vendido por 100 mil reais..Simplesmente não existe!!!!
23) Alegria SI – Defesa a 38 mil reais.
24) Xingu LS – Vendido para o haras Modelo pelo valor de 28 mil reais. A melhor compra do leilão. Um quase irmão de Peralta dos Pinhais (Hipólito em Cenoura).
25) Apolo do Mito – Não tenho informações.
26) Xita do Mito – Filha de Jamaica. Vendida para Paulo Saraiva, Haras Leopoldina, pelo valor de 50 mil reais.
27) Lote 27 – Xis VO – Vendido para Paulo Scroback do Haras da Cantareira, pelo valor de 12.000 mil reais – Outra excelente compra do leilão.
28) Lote 28 – Azarro II do Castanheiro, vendido por 32.000 para José Nogueira Martins.
29) Lote 29 – Zafira FV – defendida por 20 mil reias.
30) Lote 30 Zeus VO – Defendido por 40 mil reais.
31) Xerox do Castanheiro – Filho de Malmequer, vendido por 25 mil para Ivan Togli.
32) Lote 32 – Xanadu LS – vendida por 30 mil para Spraymaster.
33) Lote 33 – Avelã VO por Andaluz UB – vendida por 20 mil reais para HCI????

Não podemos ter uma média real dos preços praticados, qualquer iniciativa neste sentido seria um erro e certamente tendenciosa. Podemos afirmar com convicção que perante a qualidade apresentada os preços praticados em alguns lotes foram bons para o vendedor e em dois lotes, bons para o comprador, aliás tradicionais compradores de leilões, a marca HM e Cantareira. Muitos pagam pela projeção na mídia especializada de sua marca ou nome, o que resta deste evento, certamente muito perigoso para quem começa a criar.

Nenhum comentário: